Novidades

Decathlon off Road - etapa Caramuru

  • 23/10/2022 20:13

NA ROTA DO CARAMURU

Circuito Decathlon off road chega a sua terceira etapa, agora em local inédito

Fernando Baricati
Graduando de Jornalismo pela UEL

Foi realizada, na manhã deste domingo (23), a terceira etapa do Circuito Decathlon Off Road, desta vez no Patrimônio Caramuru, em Cambé. Organizado pela Capa Eventos, a Decathlon é um dos circuitos off roads mais tradicionais do norte do Paraná e atrai amantes “do terrão” de todo o estado. Separada nas distâncias de 5, 10 e 21 quilômetros para os corredores e 25 e 50 quilômetros para os ciclistas, o evento contou com aproximadamente 600 atletas no total.

As estradas que levam ao local são bastante conhecidas por muitos dos corredores e, principalmente, ciclistas da região. Porém, esta é a primeira vez que uma etapa do Circuito é realizada no percurso. As chuvas que se acumularam ao longo das últimas três semanas deram uma trégua e o clima permaneceu agradável durante a maior parte do evento, com o Sol forte saindo apenas após às 09h. O pórtico de largada estava montado no campo de futebol, em frente à capela do Caramuru. Quem ficou mais tempo no espaço pôde usufruir dos food trucks, ouvir música e beber gratuitamente o já tradicional energético Furioso.

NA CORRIDA

A partir das 07h, se deu o início à etapa - primeiro com a meia maratona, depois com os 10 e 5 quilômetros. Logo no começo, os atletas que fizeram as duas maiores distâncias seguiram à direita da capela, enquanto na menor viraram à esquerda, em direção à Mata do Bulle. Por ser uma corrida off road, os trajetos não foram interditados. Em alguns momentos, foi preciso ter atenção redobrada e dividir o caminho com os carros - nada que tenha causado problemas.

As provas em estradas rurais são marcadas pelas paisagens e dificuldades que os atletas enfrentam com o percurso. No Caramuru, a altimetria da corrida variou entre 130 metros, para os 5 quilômetros, e 351 metros, para os corredores da meia maratona. Quem não está acostumado, acaba por enfrentar maiores desafios para completar a corrida. Evellyn Ferreira de Morais participou pela primeira vez do Circuito e afirmou que, por ter “muita subida, a panturrilha chega a gritar”. Ainda assim, ela garante que não se arrepende: "Foi uma experiência nova, adorei. Participaria novamente, com certeza.”

Mesmo para quem já tem maior bagagem em corridas off roads, foi preciso colocar o treino à prova. Ainda que tenha atingido uma boa colocação, o segundo geral masculino dos 21 quilômetros, Jhonatan de Oliveira Martins Ferreira, também sentiu os obstáculos. “Hoje foi pesado. Paralelepido, muita terra, muita subida”, declara. Para Aline Stefanio de Carmo, vencedora dos 10 quilômetros na categoria geral feminina, mais importante que o primeiro lugar, é aproveitar a prova para superar seus limites. “Ganhar é muito bom, mas o mais legal é você conseguir completar o percurso e melhorar o seu tempo.”

NO MOUNTAIN BIKE

Além da etapa no Caramuru, outra novidade do Circuito desse ano foi a modalidade Mountain Bike. A prova reuniu quase 100 atletas, que aguardavam ansiosamente a largada, às 8h40, enquanto alguns dos corredores corriam a meia maratona. O Sol já estava forte quando os ciclistas tiveram que enfrentar as distâncias de 25 ou 50 quilômetros, em trajeto que chegou até 1100 metros de altimetria - equivalente a um prédio de 366 andares.

Nada que diminuísse a empolgação dos inscritos. Guilherme Padilha participou da maior distância e não escondeu o encanto pela prova: "Muito boa! A região é ‘top’, quintal de todo ciclista”. Os dois percursos, que partiram do Patrimônio Caramuru, chegaram até a rodovia, ao lado da região urbana de Rolândia. Além disso, quem fez os 50 quilômetros também passou pela igreja da Estrada do Bulle até chegar próximo à Estância Patrial.

Novata no Circuito, Tania Vilas Boas chegou em segundo lugar nos 25 quilômetros feminino e falou sobre os obstáculos que enfrentou para concluir o trajeto: “Tinha uma parte no começo com paralelepípedo e, depois, terra. Achei um pouco puxado sim". Mesmo com os percalços, ela afirma que tudo foi "super legal". Apesar do desafio, o sentimento de dever cumprido se sobressai a qualquer dificuldade. Ao final da prova, ficou evidente no rosto de cada um a satisfação por ter participado da Decathlon Off Road - Caramuru.

PREMIAÇÃO

A medalha recebida pelos que compareceram neste domingo faz parte de uma mandala, que só se completa quando o atleta participa de todas as etapas promovidas ao longo do ano. Os melhores colocados - masculino e feminino - de todo o Circuito serão premiados, ao final do calendário, em uma cerimônia organizada pela Capa Eventos.

RESULTADOS DA CORRIDA

5 km Masculino - Geral
1º - Rodrigo Alves Andrade (KP Run Assessoria) - 17’27’’
2º - Alex Gonçalves dos Santos - 18’41’’
3º - Diheyson Homero de Araujo Silva - 21’01’’

5 km Feminino - Geral
1º - Kerolen Fernanda (KP Run Assessoria) - 20’58’’
2º - Hilda Heloisa - 24’03’’
3º - Pamela Vendramini (MOVA Pilates) - 24’51’’

10 km Masculino - Geral
1º - Edson Rodrigues do Vale - 43’13’’
2º - Lucas Faria Ribeiro (Belive & Run - Leandro Ponte IFP) - 44’48’’
3º - Marcelo da Silva (Ive Run) - 44’59’’

10 km Feminino - Geral
1º - Aline Stefanio do Carmo (KP Run Assessoria) - 50’47’’
2º - Valdirene Orias dos Santos - 56’03’’
3º - Aparecida de Fátima Pereira Viana (CrazyRun) - 56’21’’

21 km Masculino - Geral
1º - José Magno dos Santos Mota - 1h17’05’’
2º - Jhonatan de Oliveira Martins Ferreira (Belive & Run - Leandro Ponte IFP) - 1h19’55’’
3º - Edilson de Souza Porto (Sparta Run / Amor a Corrida) - 1h22’45’’

21 km Feminino - Geral
1º - Sirlei Batista do Amaral (Londrina Runner) - 1h31’00’’
2º - Alessandra dos Reis (KP Run Assessoria) - 1h36’21’’
3º - Cristiane da Silva Correa - (Os Tucanos) 1h37’21’’

RESULTADOS DO MTB

25 km Masculino
1º - Marcos Vinicius Rodrigues Bento (Duque Bikes) - 58’40’’
2º - Kaike Kawan (Ass Esportiva MTB Sertão) - 59’47’’
3º - Marcos Paulo Barral de Souza (Team Top Bike) - ‘ 59’59’’

25 km Feminino
1º - Adriana Alves de Novaes - 1h14’01’’
2º - Tania Santos Vilas Boas - 1h15’32’’
3º - Silvana Sauthier (Casalzão) - 1h20’00’’

50 km Masculino - Geral
1º - Thiago Ranolfi - 1h39’22’’
2º - Gustavo Mangaro de Souza - 1h39’23’’
3º - Fernando Zanatta (MTB Apucarana) - 1h41’3

Saiu o Resultado
Clique para acessar