ESPETACULAR !!!
Espetacular, assim posso definir em todos os sentidos a Maratona de Santiago 2017 que reuniu no domingo 02 de abril mais de 30 mil atletas nas provas de 42k, 21k e 10k.
Embora já tenha feito diversas corridas por vários estados brasileiros, confesso que fiquei um pouco receoso a princípio em fazer uma corrida internacional, afinal sempre nas corridas viajei sozinho e dessa vez eu teria a companhia da amada esposa Valéria (minha fotógrafa nessa viagem), mas depois de conversar com vários amigos que já tinham participado de corridas no exterior me senti seguro em realizar o projeto que havia sido proposto ano passado pelo nosso querido amigo ultra maratonista Cesar Moro.
Logo que foram abertas as inscrições fiz a minha sem maiores problemas e procurei reservar o hotel próximo do local da largada da prova que sempre se manteve no mesmo local: Palácio de La Moneda e que sempre ocorre no primeiro domingo do mês de abril. Quanto as passagens aéreas esperei até o melhor momento para comprar no melhor preço e com muita antecedência.
Tradicionalmente também a retirada do kit ocorre no Centro Cultural Mapocho, antiga estação central ferroviária central de Santiago, que fica a menos de 1km do hotel onde ficamos hospedados. No hotel, lotado de corredores brasileiros, tive a grata satisfação de conhecer o Sr. Valdomiro, de Porto Alegre, que aos 78 anos estava lá para correr a sua 59ª maratona !! Isso mesmo, sua 59ª maratona. E a 60ª segundo ele já estava marcada para Moscou em 2018, Incrível né.
A expo running no Centro Cultural Mapocho foi demais... Lugar amplo, muito generoso na localização e espaço oferecido aos milhares de corredores que por lá passaram para a retirada do kit das provas de 10, 21 e 42k em uma das maiores feiras para corredores que já vi: várias marcas mundiais expondo seus em vários estandes espalhados por toda a feira. Coisa de cinema mesmo.
A retirada do kit das três provas era feita de forma independente o que não gerava nenhum tipo de filas para os atletas. Até então não vi nada parecido nas diversas feiras que já vi. Serviam até macarrão para todos que quisessem.
Fiquei mais surpreso ainda quanto a organização na hora da largada das provas. Tudo meticulosamente separado: cada prova tinha o seu horário de largada e cada uma com seu percurso individual e seu local de chegada, incrível mesmo. Sem filas novamente e estritamente organizado. Tão organizado que a Valéria só conseguiu chegar perto do pórtico de chegada após 3h de prova, muita gente mesmo vendo a chegada.
A maratona teve a largada as 8h, temperatura em torno dos 8 graus e que foi aumentando gradativamente ao longo da prova. Percurso maravilhoso com uma generosa descida da largada até o km 5, depois ia alternando entre leves subidas e leves descidas por todo o percurso, e a partir do km 32 até o final uma leve descida fantástica que toda prova deveria ter.
A hidratação também foi perfeita com água e Gatorade em todos os postos de hidratação: km 5, 10, 15 e depois de 3 em 3 km.
Fiz uma prova tranquila segurando no início para poder finalizar bem, que mesmo com um tombo que tive no km 35, e fechei a prova em 3:43;51 ao lado do meu amigo Cesar que chegou e me puxou pela mão para cruzarmos juntos o pórtico da chegada. Fiquei muito feliz e satisfeito com o resultado da segunda maratona.
Como disse nosso o Sandro certa vez: se você treinou para a maratona, boa prova, se não treinou, boa sorte!!
Agradeço primeiramente a Deus por ter me permitido realizar essa segunda maratona, a minha esposa Valéria e meus filhos por sempre me apoiarem em todos os momentos, as avós e tias que ficaram cuidando das crianças, aos treinadores Eraldo e Lilian pelo acompanhamento nos treinos realizados e a todos que direta ou indiretamente me ajudaram nos treinos e novamente agradeço ao nosso amigo César pelo convite feito.
O projeto agora é acompanhá-lo na Comrades 2019, vamos amadurecer a idéia.
Agradeço também a todos aqueles que estiveram conosco em Santiago durante a nossa viagem: Cesar e Fernanda, Igor e Rachel, Jorge e Milene, Marcos e Luciana, Manuel e Kezia, Luiz e Dani. Essa viagem vai ficar na nossa história para todo o sempre.
NILTON SÉRGIO ALVES
CORRESPONDENTE #EUCORROPONTOCOM.