Enfim o grande Dia, com certeza ontem (28/04) foi o dia mais aguardado pelos corredores de rua de Maringá e região. Dia da prova mais querida de todo o interior do Paraná, sem dúvida nenhuma uma das maiores e melhores provas do Brasil.
Ontem, foi dia de comemorar os 45 anos da Corrida Rústica Tiradentes. Que bateu todos os recordes e se tornou a maior de todos os tempos, oito mil inscritos sendo sete mil no adulto e mil inscritos nas categorias menores. Com certeza a maior prova do interior do Paraná, perto disso teremos só a Hardest Run em Curitiba (01/05), com dez mil inscritos.
Acredito também que a edição de 45 anos também foi uma das mais acirradas de todos os tempos, na elite 30 atletas de varias regiões e inclusive de outros países (confirmando que a Tiradentes é uma prova de NÍVEL A e internacional). Dentre eles quatro maringaenses também candidatos ao pódio. Entre os estrangeiros, tivemos representantes do Quênia, Uganda e Etiópia.
A Tiradentes bateu recorde também em estrutura, em 45 anos nunca tivemos algo nem perto da grandiosidade que se tornou a Tiradentes de 2019. Segundo secretário de esportes de Maringá, Valmir Fassina, “as grandes mudanças na prova se devem da parceria da Secretaria de Esportes com a Comunidade de Corredores da Cidade, estamos ouvindo os anseios dos atletas, pontuando críticas e sugestões, assim está sendo possível fazer essa grande transformação na corrida mais querida de Maringá”, concluiu o nobre Secretário.
Momentos 45ª Prova Rústica Tiradentes - Foto: Sandro Cabral
Na minha opinião de “rústica” a nossa Tiradentes só tem o nome, talvez já esteja chegando a hora de se pensar em “Corrida Internacional de Tiradentes”. Mas também o nome pouco importa desde que ela continue evoluindo, promovendo saúde, qualidade de vida e lazer para as pessoas. Como sempre faço questão de reforçar, como eu, muitos corredores “nascem” na Tiradentes e assim o maringaense tem um carinho enorme por essa prova (“patrimônio esportivo de Maringá”).
E o dia de ontem, foi literalmente de lavar a alma, como previsto São Pedro deu aquele banho na maioria dos 8 mil corredores da Tiradentes. Acredito que só os mais rápidos conseguiram terminar a prova antes da chuva, mas depois foi um verdade “pé d´água e muitos aproveitaram para se divertir correndo na chuva. Até mesmo a prova das categorias menores, que teve largada às 10 horas foi debaixo de muita chuva, mas nossos pequenos deram um show de garra e determinação...foi lindo!
Momentos 45ª Prova Rústica Tiradentes - Foto: Sandro Cabral
Observação Importante: Nessa prova temos a busca por numeral de peito, mas verifique sempre as FOTOS NÃO IDENTIFICADAS. Muitas imagens são impossíveis de identificar, números dobrados, encobertos, etc...