Novidades

  • Home
  • Novidades
  • DOPEY CHALLENGE - RUN DISNEY - MINHA EXPERIÊNCIA NA TERRA DA FANTASIA

DOPEY CHALLENGE - RUN DISNEY - MINHA EXPERIÊNCIA NA TERRA DA FANTASIA

  • 19/01/2019 23:15

 

A Run Disney Weekend foi sem dúvida nenhuma uma das experiências mais fantásticas que já vivi nesse mundo da corrida. Vai ser muito difícil colocar em palavras toda a emoção vivida na terra da fantasia.

 

RUN DISNEY WEEKEND

 

Mas antes de falar da minha experiência vou tentar explicar melhor como funciona o final de semana de provas na Disney. Primeiramente o que devemos entender que são 4 provas em 4 dias seguidos (quinta 5km, sexta 10k, sábado 21k e domingo 42k), mas são 4 provas individuais, onde o atleta pode se inscrever em apenas uma, mais de uma aleatoriamente, se inscrever nas provas de 21k e 42k e assim participar do Desafio do Pateta (63 k), ou ainda se inscrever nas 4 provas e participar do Desafio do Dunga (78k que foi o meu caso). Lembrando que quem participa do Desafio do Dunga, está automaticamente participando do Desafio do Pateta (neste caso você levará pra casa 6 lindas medalhas).

 

ENTREGA DO KIT

 

Como todo grande evento de corrida, a entrega do kit é sempre um dos momentos mais aguardados pelos corredores. Na Disney foi algo ainda mais surpreendente. A entrega aconteceu dentro do complexo ESPN WIDE WORLD OF SPORTS , um espaço fantástico onde foram disponibilizados três grandes ginásios.

 

Em um local você retirava o numeral de peito das provas individuais, em outro exclusivo para quem estava participando do Desafio do Dunga. Detalhe, ao retirar o numeral do Desafio do Dunga você é “convidado” a fazer uma foto segurando o numeral próximo ao rosto, ao terminar a prova dos 42k você é direcionado a um guichê onde é conferido a autenticidade do atleta que está completando a prova, com a foto da entrega do kit, para então a entrega das medalhas do desafio.

 

Dentro do completo é oferecido ainda uma grande feira com diversos produtos esportivos e uma outra com produtos exclusivos da Run Disney.

 

PROVAS DE 5K E 10K

 

Todas as provas tem suas largadas às 5:30 hrs, algo que sem dúvida é um grande agravante ao desafio, para se ter uma ideia nos dias do desafio dormi em média pouco mais de 4 horas por noite. Acordava por volta das 3:00 horas, e embarcava no ônibus do Resort da Disney por volta das 4:00 horas em direção ao local de largada. Pouco mais de 20 minutos já estava no grande pátio onde aconteceu a largada, primeiramente uma breve revista para quem levou bolsa/mochila e conferencia do numeral.

 

No local havia várias tendas de clubes de corrida, assessorias e agências de Turismo. Uma grande lanchonete oferecia desde café, água e lanches. Havia no local também muitos banheiros químicos, postos de hidratação (água a vontade) e os Currais de largada devidamente identificados com as letras (A..B...C...) que constam impressas no numeral de peito. Algo que lá também era devidamente conferido para poder entrar no curral.

 

As provas de 5k e 10k foi também os dias mais frios que passamos lá, na quinta-feira (5k) a sensação térmica estava em torno de 2 graus, justamente no dia da prova mais festiva (5k nem chip é oferecido e não tem lista de resultados, é para se divertir mesmo).

 

Antes da largada sempre com muito atenção e respeito era cantado o Hino Nacional Americano, contagem regressiva por algum personagem da Disney, fogos e bora no trotinho. Foram várias largadas em ondas a cada 2 minutos, tudo para minimizar o impacto do número de participantes, mas mesmo assim difícil diante de um percurso de apenas 5k, várias atrações pelo caminho(em cada ponto com personagem filas enormes), mas a maioria não está nada preocupado em correr, e sim, curtir cada momento. (No 5k o percurso é somente dentro do Epcot).

 

Com certeza essa prova é uma grande festa à fantasia, uma grande festa da diversidade, de todas as tribos e onde podemos ver gente correndo, andando, muitos idosos, obesos, gente de todas as raças e o mais importante, todos estão ali na simplicidade de apenas se divertir, afinal é o mundo dos sonhos. Uma cena me chamou a atenção, uma menina de 12 anos com uma perna amputada e com prótese esportiva esbanjando alegria, caiu e se levantou com o sorrindo, lição de vida e que nos faz refletir!

 

PROVA DE 21K – HALF MARATHON

 

Nesta a organização já proporcionou mudanças que sinalizavam que agora o momento era de competição (nada impede e uma grande maioria ainda vai por diversão), mas já tivemos mudanças na colocação dos Currais e nas ondas de largada. A temperatura já estava mais amena e mesmo largando no CURRAL B, pude chegar bem a frente e largar com a faixa no peito e de cara pro vento (2ª onda).

 

A largada acontece na rodovia e passado o portal são 3 pistas com asfalto lisinho livre parar correr, o incrível que no km 1 já tem água, e assim a hidratação segue com o ponto alto deste evento, simplesmente impecável com várias pontos de água/Powerade. Como todas as provas fora do Brasil, á hidratação é servida em copos de papelão (aberto), o segredo é apertar o copo fazendo um cone facilitando muito a ingestão (prático e rápido).

 

O percurso dos 21k já passa por vários parques e alguns trechos na rodovia. A chegada novamente foi no Epcot e ao invés do papel alumínio oferecido nos dois primeiros dias, foi entregue uma toalhinha e novamente muita hidratação (garrafas de água e Powerade), também recebemos uma banana e um caixa com lanchinhos (americanos hehe).

 

PROVA DE 42K – DISNEY WORLD MARATHON

 

Diferente dos outros dias onde passei o dia nos parques e me divertindo nas montanhas russas e demais atrações do parque, no sábado após a meia maratona, fiquei no hotel, fiz uma automassagem, banho de imersão, passei o dia me hidratando e descansando, meu foco era a maratona (cereja do bolo). A alimentação neste dia também mereceu maior atenção e cuidados (é tenso a coisa lá hehe).

 

Novamente seguindo a rotina dos dias anteriores, madrugamos e fomos de busão até a largada, uma leve caminha por cerca de 2k até o ponto de largada e um show ainda maior a cada onda que largava.

 

Com certo receio de como seria fazer uma maratona 24 horas depois de correr 21k (razoavelmente forte), pensei muito positivo e tinha a certeza de que eu estava treinado, muito bem treinado e resistente para resistir o ritmo que eu havia pretendido.

 

Depois de alguns quilômetros e já aquecido, me surpreendi que quanto mais eu corria mais eu tinha vontade de correr (Forrest Gump ou Fiete Doido) e fui aumentando o ritmo, quando percebi estava correndo mais forte do que o pretendido. Neste momento entra o meu lado espiritual e algo muito forte onde lembro do meu falecido Pai, sinto a força e energia que é difícil de explicar. Assim fui até pouco mais de 30 km, momento crítico da prova e onde passa pela mente que a gente vai fraquejar e vem o medo de quebrar, me apeguei à várias mensagens de apoio que havia recebido, na minha família e me enchi de coragem, mesmo com o ritmo caindo um pouco, cruzei a linha chegada com o inesperado tempo de 3 horas e 16 minutos, delírio total que os gringos devem ter pensando ”brasileiro é um povo doido mesmo” hehehe.

 

Esta prova foi sem dúvida a mais fantástica e emocionante de todas, o percurso passa por mais parques e alguns momentos chamam a atenção. A visão do Castelo da Princesa todo iluminado “(coberto de cristal)” ainda no escuro da madrugada e com um grande público nos aplaudindo e incentivando, passagem dentro do estádio na ESPN e o locutor falando o nome ... “SANDRO FROM BRAZIL”... e claro, diversos personagens para tirar foto no trajeto e muitos DJs com toneladas de Som de fazer tremer.

 

O percurso é praticamente plano, somente algumas leves subidas nos viadutos, mas bastante quebrado dentro dos parques e alguns retornos de cones. Tem que ter alguns cuidados, perto do Castelo um corredor caiu ao meu lado por não ver o degrau na calçada do parque. Apesar de plano, creio que não é uma prova para recorde pessoal (muita coisa envolvida no processo).

 

Ao cruzar a linha de chegada, momento de colocar no pescoço a quarta e mais uma linda medalha, sensação do “dever” cumprido. Todos são recebidos com muitos aplausos, Congratulations e logo o momento mais esperado, passar pela identificação e colocar no peito as medalhas do Desafio (Patela e Dunga). Detalhe, caminhando até a saída o som do tilintar das 3 medalhas balançando no pescoço era ouvido em todos os cantos (são muitos os corredores que participam do Dopey Challenge).

 

 

 

DETALHES E PONTOS RELEVANTES

 

  • Existem diversas agências de viagens que oferecem pacotes completos com aéreo/hotel/inscrição. Mas fazendo com antecedência é possível ir por conta, alugar um quarto num airbnb, comprar passagens aéreas com planos de milhagem e várias outras opções para tornar a viagem mais em conta. (Eu fui até Miami, aluguei um carro e fui para Orlando, ainda assim ficou 3 mil mais barato do que ir de avião direto até Orlando).

 

  • Infelizmente participar do desafio não é barato, cerca de 580 dólares as 4 provas, mas difícil ir até a Disney, bancar o custo da viagem e não participar do desafio.

 

  • Se pretende correr para performance a dica é treinar bastante a resistência, devido os passeios nos parques, horário e logística das provas, estar bem treinado é ainda mais fundamental. Se for só para se divertir, estará no lugar certo.

 

  • Quem não se hospeda nos Resorts da Disney, conforme dica do maringaense Eduardo Kurihara o ideal é ir até a largada de Uber, pois próximo ao local da largada o transito é lento e ainda precisa deixar o carro nos imensos estacionamentos da Disney (para achar o carro depois também é tenso). Ônibus, Taxi e Uber tem um corredor exclusivo e chegada facilitada ao local da prova.

 

  • Nos dias com muito frio o ideal é levar uma capa de chuva ou até um saco de lixo para se proteger do vento, cobertor ou agasalhos velhos também é importante para suportar o frio até a largada da prova (tem vários locais de descarte e as roupas são usadas para doação).

 

Acho que é isso pessoal, qualquer dúvida deixe mensagem abaixo que irei responder a todos. Forte abraço e obrigado a todos que me mandaram mensagens de incentivo e apoio.

 

Galeria de Fotos